HOME A CASA HISTÓRIA PROJECTOS ALOJAMENTO CONTACTOS
 
         
 
 
A Família
..........................................................
O Vínculo
..........................................................
Património Classificado
 
 
 
 
 
     
 
A FAMÍLIA
Casa de Nossa Senhora da Piedade
 
 
No ano de 1524, um certo Álvaro Vaz Ribeiro, o Velho, morador na cidade do Porto, escreveu a seguinte nota, num livro que possuía (1):

“Jesus Maria

A 25 de Abril, sábado, recebi minha mulher Beatriz Eanes de Escapa, filha de João de Sam Miguel e de Beatriz Afonso de Escapa, no Porto, em 1524”

Com esta nota, Alvaro Vaz dava início à tradição familiar de registar os sucessos mais importantes da família – nascimentos, baptizados, casamentos e mortes – e ocasionalmente, terramotos ou idas para a Índia…

Com este casamento, Álvaro Vaz e Beatriz davam início a uma linhagem que terá na Casa de Nª Sª da Piedade, em Ponte de Lima, o seu solar. Mas será o seu filho herdeiro, Gaspar de São Miguel, o primeiro da família a estabelecer-se em Ponte de Lima, onde casou e onde nascem os seus filhos:

“A 8 de Julho de 1557 esposei, e a 24 do mesmo, me casei com minha mulher Catarina de Mogueimas, por muitos anos para servir a Nosso Senhor, na igreja de Santa Maria de Ponte de Lima” – escreve, no mesmo livro, Gaspar de São Miguel. E logo a seguir:

“Em Ponte de Lima, em 9 d’ Agosto de 1558 nasceu meu primeiro filho Álvaro Vaz, o Moço.”

Hoje, passadas onze gerações, cabe a seus descendentes a responsabilidade de manter e acarinhar estas velhas paredes, e nelas manter vivas as memórias dos anseios, alegrias e realizações de seus antecessores que entre elas habitaram, “enquanto o Mundo durar” – como era vontade do Fundador.


Clique para saber mais


(1) Seguimos a interpretação de Figueiredo Guerra, de 1923, recentemente publicada em A B Malheiro da Silva, L Pimenta de Castro Damásio, G Rego da Silva, 1993. Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez, Vol.3. Edição da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Braga.